BIM – Building Information Modeling

BIM – Building Information Modeling (Modelagem da Informação da Construção)

Oque é BIM: a tecnologia BIM pode ser considerada uma nova evolução dos sistemas CAD, pois gerenciam a informação no ciclo de vida completo de um empreendimento de construção, através de um banco de informações referentes a um projeto, integrado à modelagem em três dimensões.

Vantagens do BIM:

Permitem o desenvolvimento de alterações dinâmicas no modelo gráfico, que refletem em todas as pranchas de desenho associadas, bem como nas tabelas de orçamento e especificações.

Substitui o desenvolvimento de projetos em CAD bidimensionais por modelos 3D parametrizados.

Expande o modelo desenvolvido na arquitetura a outros profissionais, incluindo estrutura e instalações prediais. Pode-se desta forma, associar informações da construção ao modelo, tais como o tempo (4D), dados financeiros (5D) e análise de eficiência energética, dentre outros.

Implantação BIM: a SGO Construções planejou a implantação do sistema BIM no início do ano de 2011, onde foram adquiridas licenças de softwares e seleção da empresa responsável pela implementação. Desde o início ficou claro que a implantação iria exigir várias mudanças, tanto físicas, como de processos, surgindo a necessidade de aquisição de novos computadores, servidores e de uma nova estrutura de rede.

Em fevereiro de 2012, iniciou-se o treinamento da equipe, a preparação de bibliotecas de componentes, o envolvimento dos setores e a organização da informação da construção.

Espera-se que o sistema integre os setores de projeto, orçamento, planejamento e compras. A criação e organização do BIM nasce no setor de projetos, porém é importante que desde o começo o caminho para a integração com os demais setores seja delineado.

A SGO já apresentou alguns projetos experimentais com a nova plataforma e espera-se que até dezembro de 2012 seja adotado como principal ferramenta para o setor de arquitetura.

Fonte: BIMSCO

2018-12-19T09:12:11+00:00